segunda-feira, 17 de junho de 2013

Obrigado, Brasil!

Terça-feira, 18 de junho de 2013. 03:00 da manhã, eu ainda acordado acompanhando ao vivo os protestos no Brasil. Estou tentando dormir há 3 horas, mas não consigo. Estou em êxtase acompanhando o que eu pensei que nunca fosse presenciar na minha vida: o levante do povo brasileiro contra as atrocidades disfarçadas de politicagem cometidas pelo nosso governo. Lamento profundamente por estar do outro lado do Atlântico, por não poder participar do que pode ser a maior manifestação popular no Brasil desde os Caras Pintadas. 
Quase 200 mil pessoas foram às ruas em diversas partes do país, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A imagem abaixo mostra as ruas do Rio de Janeiro repleta de manifestantes.


Em Brasília manifestantes ocupam a área externa Congresso. Esta certamente é uma das imagens mais simbólicas que já vi na história do país. Só espero que estes manifestantes não tentem invadir e tomar o Congresso. O recado já está sendo dado. Evitemos confrontos desnecessários. A situação do Brasil não requer violência, requer diálogo.


Numa belíssima cena, de mãos dadas, os manifestantes que ocuparam a área externa do Congresso demonstram que o Brasil pode estar num momento crucial de sua história, em que o povo está tomando o poder em suas mãos, e lutando pela transformação do país.

Infelizmente, a manifestação não foi pacífica em todos os lugares. No Rio de Janeiro e Porto Alegre um pequeno grupo de delinquentes vandalizou locais públicos, ateou fogo a veículos e exigiu resposta da polícia. No entanto, as manifestações de hoje, principalmente a de São Paulo, foram marcadas por uma demonstração do poder popular, e pela calma e pacifismo durante os protestos. A todos os participantes que agiram pacificamente, parabéns pelo comportamento. No entanto, para futuros protestos, peço aos manifestantes que virem atos de vandalismo que se lembrem: um delinquente pode manchar a imagem de todo o movimento. Se a maioria se organizar, é possível controlar estes vândalos.

Me despeço de vocês agora, quase 03:30 da manhã, orgulhoso de dizer que sou brasileiro, país cujo povo foi capaz de vencer o conformismo e levantar-se contra as injustiças sociais, lutando por um país melhor. Não pude participar ativamente das manifestações, mas agradeço a todos aqueles que o fizeram por mim. Obrigado, BRASIL!