Nos últimos dois dias vi vários posts sobre como melhorar sua privacidade no Facebook. O texto padrão começa da seguinte forma: "A todos meus contatos, peço uma gentileza: Com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou 'curte' algo de alguém (…)".
Não pretendo julgar aqui as ingênuas pessoas que acreditam em tudo o que leem. Vou apenas expor algumas ideias contraditórias e explicar o porquê deste comentário ser FALSO.
Acredito que esta ideia tenha sido difundida após o Fantástico do último domingo. Acho que para qualquer pessoa que tenha um mínimo de senso crítico, isto já seria motivos de suspeitas.
Independentemente do meio de comunicação que veicula uma informação, recomendo que sempre seja verificada a veracidade da mesma, visto que toda e qualquer informação obtida indiretamente será parcial. Apesar disto, neste caso, eu diria que o Fantástico apenas alertou os usuários para o perigo de expor informações pessoais no Facebook.
Não existe privacidade no Facebook. A empresa do Sr. Zuckerberg sobrevive às custas da venda de informações pessoais dos seus usuários. Ou você é ingênuo o bastante para acreditar que uma empresa desta dimensão oferece um serviço (no caso, uma rede social) sem receber nada em troca? Sua privacidade foi "perdida" no momento em que você clicou "Eu li e aceito os Termos de Compromisso", durante a criação do perfil.
Analisemos agora o conteúdo do comentário.
Quando um amigo curte ou comenta em um de seus posts, isto só estará visível para terceiros se o seu post for público. A visibilidade do post é definida no momento da postagem, basta clicar ao lado do botão de postar, e selecionar entre 'público', 'amigos', etc. O mesmo vale para fotos. Os amigos de seus amigos só conseguirão ver seus posts (e fotos) se você deixá-los visíveis a eles. Se você simplesmente restringir o post ao seu grupo de amigos, ninguém mais verá o que você publicou, mesmo que seu amigo curta ou comente. Naturalmente, se a conta de um de seus amigos no Facebook for comprometida por um hacker, este último terá acesso ao mesmo conteúdo que seu amigo teria.
Quanto a posts diretamente no mural de seu amigo, em alguns casos você não tem controle sobre a visibilidade do post, sendo o referido amigo o responsável por isto. Neste caso, se não quer que ninguém veja seu post, envie uma mensagem diretamente a esta pessoa.
Quanto à sugestão do comentário, esta não me parece nem sequer coerente. Se você fizer como o sugerido ("(…) posicione o mouse sobre a minha foto (sem clicar). Espere até aparecer uma janela e posicione o mouse sobre o ícone "Amigos" (também sem clicar), depois desça até "Configurações" e aí sim clique. Vai aparecer uma lista: clique em "Comentários e opções Curtir" desmarcar esta opção(…) "), eu acredito que você esteja apenas deixando de ver os comentários e as coisas que seu amigo curtiu, não tendo isto nenhuma relação com a visibilidade de suas próprias atividades no Facebook para terceiros.
Conclusões:
1. Antes de difundir uma informação, qualquer que seja ela, verifique a veracidade da mesma segundo diversas fontes.
2. Se quer privacidade total, não tenha um perfil no Facebook.
3. O Facebook está disponível em muitos idiomas. Alguma destes você deve dominar. Como os botões, menus e opções têm nomes intuitivos, pense no que você está fazendo, se isto realmente tem algum sentido. Se você fizesse isto você entenderia que a sugestão deste famoso comentário não resolve a questão da privacidade.