Quinta-feira, 20 de dezembro de 2007. Ladrões munidos de um macaco hidráulico invadem o MASP (Museu de Arte de São Paulo) , levando duas obras: 'Lavrador de Café', de Candido Portinari, e 'Retarato de Suzanne Bloch', de Pablo Picasso. O MASP é o maior museu de arte da América Latina e seu acervo é estimado em mais de 1,5 bilhões de reais. No MASP encontram-se valiosas obras de artistas brasileiros e estrangeiros, tais como Van Gogh, Diego Velásquez, Chardin, Mategna, dentre outros.
Pablo Picasso (1881 - 1973), artista espanhol naturalizado francês, é considerado por muitos o maior artista do século XX. A obra de Picasso revolucionou a arte mundial. As duas primeiras fases da obra de Picasso são a fase azul e a fase rosa, ambas são caracterizadas por obras convencionais, sendo a primeira melancólica e a segunda mais alegre, delicada. A transição da fase azul para a fase rosa foi, provavelmente, influenciada pelo surgimento de uma mulher na vida de Picasso: Fernande Olivier. É interessante observar como a obra de Picasso mistura-se com sua vida amorosa. Em 1907 Picasso, juntamente com o pintor francês Georges Braque, criou o Cubismo, uma das principais vanguardas da pintura moderna, que se caracteriza pela decomposição da realidade em formas geométricas. Foi com o Cubismo que Picasso rompeu com a arte tradicional, mostrando uma arte que não se restringe a refletir a realidade, e sim uma arte nova na qual o artista acrescenta elementos livremente. Posteriormente, quando de seu casamento com a bailarina Olga Kolklova, ele retorna ao estilo de pintura convencional, desenvolvendo um estilo neoclássico. Após 1925 Picasso começa a experimentar novos estilos inéditos e sua obra se torna cada vez mais disforme e expressiva. No final dos anos 30, Picasso pinta sua obra-prima, Guernica, mostrando os horrores da Guerra Civil Espanhola. Após este período ele também dedica-se à escultura e gravura.
Candido Torquato Portinari (1903-1962) foi o pintor brasileiro de maior projeção internacional. Quando de seus 15 anos, Portinari deixa a fazenda em que vivia com sua família em Brodowski, interior do estado de São Paulo, e vai para o Rio de Janeiro, onde matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 ele conquistou o 'Prêmio de Viagem ao Estrangeiro'. Em 1929 e 1930 ele viajou pela Inglaterra, Itália, Espanha e fixou-se na França,
Conhecendo um pouco a vida e obra destes artistas, voltemos, pois, ao roubo das obras destes artistas do MASP. Há, a priori, duas possibilidades: algum colecionador contratou os bandidos para fazerem o serviço, a fim de ficar com as obras para si, ou, algum contrabandista de obras de arte contratou os bandidos para posteriormente vendê-las. Consideremos os fatos: bandidos invadem o museu exatamente na hora da troca de turno dos vigias, sem capuzes, quebram alguns vidros, sobem as escadas e roubam as obras de arte, enquanto comparsas na rua transmitem informações para os criminosos do interior do museu.
Os bandidos não foram tão estúpidos a ponto de invadir o museu numa hora qualquer, eles sabiam a hora exata de invadir. Os bandidos também não usaram capuzes, o que indica que eles não são tão espertos assim. Eles deixaram, pelo menos, um comparsa vigiando as redondezas, o que reforça a hipótese de que não são tão burros. Assim, podemos concluir que ou os bandidos têm nível de inteligência mediano para pensar nestes detalhes, ou alguém pensou estes detalhes de antemão. Descarto, a priori, a segunda hipótese pois alguém capaz de pensar nestes detalhes pensaria no detalhe dos capuzes. Porém, se o mentor intelectual deste crime conhecesse o museu a fundo, ele saberia que as câmeras não têm infravermelho, e muito menos alarme de proximidade.
Também devemos considerar que os bandidos passaram por obras de Van Gogh e Velásquez, e mesmo assim roubaram a obra de Picasso e a de Portinari. Isto reforça a idéia de que os bandidos estavam a serviço de alguém. Porém, pessoas interessadas em arte evidentemente sabem que obras de Van Gogh valem mais que obras do Portinari, o que enfraquece a hipótese de um colecionador.
Assim, não é possível levantar uma hipótese única. No entanto, quem roubou as obras encontrará dificuldades em vendê-las, visto que a Interpol e a Polícia Federal estão envolvidas nas investigações e o mercado de colecionadores de obras de arte é pequeno. Isto pode ser um agravante da situação, pois quando eles não conseguirem vender as obras, podem até danificá-las, o que será uma enorme perda cultural para a Humanidade.
Picasso e Portinari foram artistas importantes no século XX, e suas obras são valiosíssimas. Nenhuma pessoa tem o direito de privar os demais seres humanos de bens culturais tais como estas obras de artes, por isto defendo que todas as obras de arte devem ficar em museus e não em paredes de colecionadores. Preocupo-me, neste caso, qual o destino das obras roubada, pois estas podem até ser danificadas trazendo um enorme prejuízo cultural.
Espero que um dia todos estes bens culturais que são as obras de arte fiquem expostas em museus abertos ao público, sem a necessidade de câmeras de vigilância, sensores de proximidade ou vigias armados, mas não acredito que este dia chegará. Porém, eventos como estes demonstram que o precário sistema de segurança deve ser reforçado para obras de artes pois muitos estão interessados em utilizá-las apenas para seu bel-prazer. O valor da arte não está em sua beleza estética, e sim em seu significado e esta só terá valor se estiver ao alcance de todos, não apenas de alguns poucos privilegiados.
"O Super-homem é o sentido da Terra... Eu ensino-vos o Super-homem. O homem é algo que deve ultrapassar-se."